Acho que “A origem do mundo” é um dos quadros mais polêmicos da História da Arte ocidental.
Ele apresenta o sexo feminino. Há tantos quadros e esculturas onde o pênis aparece e em todos os ângulos. Mas é claro que num mundo onde (ainda) se pretende dividir as mulheres entre santas e putas, que a vagina seria motivo de indignação e censura.
1866 | óleo sobre tela | 46,3 x 55,4 cm | Museu D´Orsay, Paris
Pra começo de conversa, esse quadro foi criado em 1866 e apenas em 1988 foi exposto ao público. Uma primeira exposição meio na surdina. Tão só em 1995 apareceu nas paredes do Museu D´Orsay.
Até pouco tempo, ninguém tinha provas da modelo que havia posado para o artista. Até que Claude Schopp em 1988 publicou um ensaio no qual aporta pela primeira vez documentos que relacionam a modelo com uma artista do século 19. Eu li o ensaio e te conto tudo num vídeo da série #lendoarte.
🎯 Catalogo_Khalil-Bey_Arte365 para descarregar, o documento que cito no vídeo.
A TÉCNICA DE COURBET
A técnica é tão apurada que quase parece uma fotografia. Ele teria usado uma fotografia e um posado ao vivo e a cores, como te contei no vídeo.
Courbet utiliza fortes contrastes tanto em cores como em texturas. A cor âmbar da pele, o tecido branco, contrastam com a cor escura, terra, dos pelos púbicos. Mas além disso, a irregularidade, uma textura mais rugosa, dura, irregular contrasta com a suavidade dos lençóis e da própria pele que rodeia aos pelos. Unindo esses elementos, o sexo da mulher.
A ORIGEM DO MUNDO FOI RECORTADA?
No dia 7 de fevereiro de 2013, a revista Paris Match publicou um artigo, onde Jean-Jacques Ferrier afirmava que havia sido encontrada a cabeça da mulher que formaria parte da tela original. Tal rosto foi encontrado em um antiquário por Johan de la Monneraye.
Você viu que testemunhas da época contaram que a mulher não tinha pés ou cabeça!
Além do que, especialistas do Museu D´Orsay rejeitaram essa hipótese. O formato da tela usada por Courbet era um dos padrões da época, portanto não havia sido recortada. Além do que, a posição da cabeça e o estilo da pintura não coincidiam com o fundo da “Origem do Mundo”.
Movimento: realismo