Como participar da LC do livro Arte Moderna do Argan?
Essa LC (leitura coletiva) é gratuita, caso você queira contribuir para que essas atividades continuem sendo oferecidas, compre o livro através do meu link na Amazon: https://amzn.to/3omHu4o ou adquira um dos meus guias de museus:
Guia do Museu do Prado: http://goo.gl/iCDBo0
Guia da Uffizi: http://goo.gl/824hys
Guia do Louvre: http://bit.ly/2GjsFwz
Os bate-papos sobre o livro serão realizados no Canal do YouTube – Patricia de Camargo.
Ou se preferir, pode contribuir com R$ 7,99 mensais, entrando no Clube de Membros, na categoria Mecenas. Essa categoria também inclui uma leitura exclusiva conjunta da “Dama Dourada” – https://www.youtube.com/channel/UCXXNPJHmGOd2ptE-F1uzSng/join
Giulio Carlo Argan – o Autor
Nasceu em 1909 na cidade de Turim e faleceu em Roma em 1992.
Foi aluno de Lionello Venturi (1885 – 1961) outro grande historiador da arte, que em seu momento, se negou a prestar juramento de fidelidade ao fascismo e acabou por isso perdendo sua cátedra na Universidade de Turim.
O aluno se converteu em um dos grandes eruditos do século XX. Crítico, historiador da arte e professor das universidades de Palermo e Roma. E o que pouca gente sabe, prefeito de Roma entre 1976 e 1979.
Depois da Segunda Guerra, Argan se converteu em grande defensor da arte abstrata, da arquitetura moderna e seus escritos mostram suas reflexões sobre a função educativa da arte.
Publicou inúmeros ensaios e artigos, que você pode descobrir nesse enlace: http://www.giuliocarloargan.org/argan_libri.htm
Giulio Carlo Argan – reflexões
Assembléias de fábrica: pedi [aos trabalhadores] que me desculpassem se falasse com eles como um professor; mas é o que sou há quarenta anos e não sei ser nada mais.
Falando do Barroco: os papas tentaram relançar um ofício totalmente imaginativo; foi a maneira de preencher o mundo com imagens sugestivas, brilhantes e edificantes. A imagem que já com Tasso* se torna uma imagem “pesada”, com contrastes fortes, “tintorettescos”, não mais a imagem leve e colorida de Ariosto, é uma imagem pela qual se carrega responsabilidade moral, pela qual se reza ou se peca. Nós nos salvamos e nos condenamos com a imagem.
Moderna: Os historiadores da arte da minha geração viram surgir a questão do Barroco, logo no momento decisivo de sua formação. Eles o carregaram consigo por toda a vida, e não acabou: hoje ele reaparece, com mais nuances, como um aspecto particular de um problema maior e extremamente atual. Na verdade, foi o Barroco quem inventou a modernidade como qualidade primeira e essencial de qualquer produto cultural; e este é precisamente o valor que é contestado pela primeira vez por uma cultura que se define como pós-moderna e que deseja a crise de todo o sistema, na verdade, da própria ideia de sistema, da cultura humanística.
Alguns livros Argan
Artigos Argan em espanhol
- Conferências realizadas em Madri em 1964 de Emma López-Bahut e Amparo Casares Gallego(pdf): https://www.researchgate.net/publication/312372291_Las_conferencias_de_Giulio_Carlo_Argan_en_Madrid_1964_la_perspectiva_de_Jorge_Oteiza
- De la historia del arte como posibilidad actual del humanismo en Julius von Schlosser y Giulio Carlo Argan de Carlos Vanegas(pdf): https://core.ac.uk/download/pdf/286648553.pdf
Alguns livros do mestre de Argan – Lionello Venturi
Arte Moderna do Argan – como será a leitura coletiva?
Como é um livro que pode assustar pelo tamanho, mas lembre é super ilustrado, conta com 750 imagens! Mas para evitar que um ou outro nos abandone, proponho encontros quinzenais.
Serão encontros mais curtos, de 30 minutos e vou ir mais direito ao ponto, sem detalhar cada artista que apareça no livro.
Vou tentar criar mapas mentais do conteúdo, para que as principais ideais fiquem claras e, assim se consolide melhor o conhecimento.
E o mais importante, lembre que realizo esses encontros “ao vivo”, portanto você poderá participar. E caso não possa estar presente no dia, os encontros ficam gravados no meu YouTube e também serão compartilhados aqui.
A única excessão será junho como vocês podem ver no cronograma, que está disponível em pdf. No mês de junho teremos apenas um encontro.
Os horários dos encontros vou subir em janeiro. Aliás, nossos encontros começam em fevereiro.
Como complemento, outra novidade, vou usar mais o Instagram do @arte_365 para colocar imagens que não aparecem no livro e caso seja necessário, colocarei por aqui, material extra.
Também todo mês um quizz para testar seus conhecimentos, é uma auto-avaliação, é entre você e você mesma/o.Onde? No Instagram 😉
Arte Moderna do Argan – Cronograma
Para descarregar o cronograma em pdf, clique aqui.
Capitulo 1 – Encontros
Capitulo 2 – Encontros
#lendoarte – Isso é Arte e Gombrich
Nesse 2020, o lendo arte se dedicou ao livro “Isso é arte?!” do Will Gompertz:
Em 2019, lemos o livro de história da arte mais vendido no mundo inteiro, do Gombrich:
* Torquato Tasso (1544 – 1595), escritor considerado maneirista , e Ludovico Ariosto (1474 – 1533), poeta italiano anterior à Torquato, retratado por Rafael Sanzio.