Guias Arte 365

Basquiat – Vida e Obra

Basquiat - Vida e ObraBasquiat nasceu no dia 22 de dezembro de 1960. Aos 3 anos já desenhava e desde pequeno visitava com sua mãe (desenhista gráfica) os museus de New York. Tanto que com 6 anos, ela lhe inscreveu como membro júnior do Museu do Brooklin.

Muita gente pensa que ele era um pobre coitado que cresceu nas ruas de New York.

Nada mais longe da verdade, Basquiat cresceu dentro de uma família de classe média sem problemas financeiros, chegou a frequentar escolas privadas e foi aceito num centro educativo para superdotados.

Ele tampouco começou sua carreira fazendo grafites, mas sim poesia ou prosa gráfica através de um alter ego que ele criou junto com Al Díaz, a quem conheceu no centro para superdotados – City-As-School.

Como você pode ver, o primeiro artista negro com impacto internacional tinha um background e também uma curiosidade incessante por saber mais e mais sobre a história da arte.

Sua curta história eu vou te apresentar num programa de 7 episódios sobre sua vida e obra. Apesar de ter morrido com 27 anos, deixou aproximadamente 3.000 obras, entre essas, 900 pinturas.

Além dos vídeos, você vai encontrar referências bibliográficas sobre o tema, alguns achados para descarregar na rede, bem como outros vídeos que garimpei durante a produção do Programa Basquiat – Vida e Obra.

Basquiat – Vida e Obra: o Programa

Basquiat – Livros para saber mais

Para obter mais informações dos livros ou ver os preços, é só clicar nas imagens.

Os seguintes livros são objeto de desejo. O primeiro é novo, uma super produção da Taschen que dá uma panorâmica da obra do artista. Foi lançado em novembro do ano passado (2018). É um livro de grande formato (46,6 x 31,6 x 8,6 cm) e de 500 páginas. Além do que, pesa quase 7 quilos! Uma obra de arte.

Os outros dois estão em pré venda. Um deles traz fotos inéditas de Andy Warhol e Basquiat e ainda aborda sua relação artística. O último fala de um quadro que u mostrei para vocês no episódio – Heróis e Santos. Chaédria LaBouvier discute o racismo e a polêmica morte de Michael Stewart a partir de uma obra de Basquiat.

Basquiat – referências bibliográficas

Descobri alguns documentos em pdf, todos são de descarga legal. E começamos com o catálogo em português da exposição realizada no Brasil pelo Centro Cultural Banco do Brasil: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/wp-content/uploads/2018/07/Catálogo-Basquiat.pdf

Catálogo em inglês, que tem um glossário genial: https://www.w-k.art/images/Basquiat_folder-new-(f3433948-5a54-11e7-ae07-7a76d112c232).pdf

Sites que consultei:
Sobre a obra que aparece no TOP100Arte: http://www.sothebys.com/en/auctions/ecatalogue/2008/contemporary-art-evening-auction-n08441/lot.56.html

Sobre a obra “Defacement” que aparece no episódio “Heróis e Santos”: https://www.culturetype.com/2018/12/12/guggenheim-mounting-exhibition-focused-on-jean-michel-basquiats-defacement-painting-about-police-brutality/

Também utilizei o folheto da exposição da Fondation Louis Vuitton que visitei em novembro do ano passado (2018). Que exposição minha gente!
Basquiat - Vida e Obra
Basquiat - Vida e Obra
Basquiat - Vida e Obra
Basquiat - Vida e Obra

Basquiat – outros vídeos

Voltei a assistir o filme de 1996 – “Basquiat – Traços de Uma Vida”, do Julian Schnabel, que conheceu o Basquiat. Outros videos do Youtube me ajudaram a ilustrar algumas questões para vocês nos episódios do programa.

meus Livros de Arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi