Guias Arte 365

Enterro de Ornans (1849 – 1850) de Gustave Courbet

Na tela “Enterro de Ornans” vemos um enterro na cidade natal do artista. Onde não há gestos heróicos ou dramáticos.

“Courbet quer viver a realidade como ela é, nem bela nem feia: para chegar a isso, não tendo outro caminho, desfaz-se de todos os esquemas, preconceitos, convenções, tendências do gosto” (Argan, p. 92).

Enterro de Ornans de Gustave Courbet

Enterro de Ornans – os personagens

Todos os personagens posaram em seu ateliê (de forma separada) e são moradores da cidade. Inclusive aparecem familiares do artista.
Enterro de Ornans de Gustave Courbet
Instagram: @arte_365

Enterro de Ornans – composição e título

O artista deu o seguinte título à obra: “Quadro de figuras humanas, histórico de um enterro em Ornans”.

Interessante como ele vai rompendo moldes. Hoje a gente olha e acha uma tela bem normal, mas naquela época foi um escândalo.

Para começar pelo próprio formato. O quadro é enorme, mede 3,15 metros por 6,60 metros. Esse era um tamanho, normalmente destinado para pinturas históricas e não para cenas corriqueiras.

Exposto no Salão de 1850 indignou os assistentes pela feiura dos personagens. E um crítico profetizou que seguiria “na história moderna como as colunas do Hércules do Realismo”. Olha o que falou Delacroix.
Enterro de Ornans de Gustave Courbet

Em termos compositivos, prevalecem as linhas verticais conformadas pelos personagens, equilibradas com as linhas horizontais da paisagem do fundo.

Enterro de Ornans – inspirações

A disposição dos personagens estaria inspirada nos retratos coletivos das guardas cívicas holandesas, pertencentes ao barroco.
Courbet e suas inspirações
A historiadora Linda Nochlin o comparou ao “Enterro do Conde de Orgaz” de El Greco no que diz respeito à divisão do terrenal e do celestial.

É certo que no quadro de El Greco vemos anjos, santos, mas Courbet já havia afirmado que ele não pintava anjos, porque nunca os tinha visto!
Courbet e suas inspirações

Técnica: óleo sobre tela
Formato: 315 x 660 cm
Onde se encontra: Museu D´Orsay (Paris)
Movimento: Realismo

Courbet – Vídeos Arte 365


* citação: Livro “Arte Moderna” do Argan.