Marjorie Strider (1931 – 2014) uma baita artista pop, que esteve lado a lado com aqueles que são considerados os bambas do movimento. Mas que do nada foi esquecida e só a partir desse século voltou a ter sua obra resgatada.
Pra você ter uma ideia, ela participou da First International Girlie Exhibit na Pace Gallery em Nova York em 1964 ao lado de outros artistas: Rosalyn Drexler (1926), Roy Lichtenstein (1923-1997), Andy Warhol (1928-1987) e Tom Wesselman (1931-2004 ).
Marjorie Strider e sua primeira obra emblemática
Nessa exposição super importante, mostrou seu “Green Triptych” (1963), onde vemos uma mesma mulher de biquini verde em 3 posições diferentes e com seios tridimensionais.
Segundo Mathilde de Croix, esta peça encapsulava seu vocabulário híbrido, sua marca registrada, que era jogar habilmente com a ambigüidade entre pintura e escultura.
Primeira exposição monográfica
Em 1965, acontece sua primeira exposição em solitário na Pace Gallery, intitulada “Girls, Flowers and Vegetables”.
Seguindo o mesmo processo do Tríptico Verde, as obras apresentadas retratavam mulheres com lábios carnudos em 3D e ervilhas crescendo na tela.
No início dos anos 1970, sua amizade com Claes Oldenburg (n. 1929) a inspirou a começar a usar poliuretano, como exemplificado pela peça Soda Box (1973), na qual uma bolha de espuma sólida em um tom inesperado de azul parece escorrer de uma caixa de bicarbonato de sódio, como algum tipo de produto químico”.