Guias Arte 365

Morris Louis – pintura de campos de cor

Morris Louis (Morris Louis Bernstein) nasceu em Baltimore em 1912. Estudou no Instituto de Belas Artes e Artes Aplicadas de Maryland.

E como tantos artistas de sua geração, acabou trabalhando no “Works Progress Administration Federal Art Project”, um baita projeto criado após o crack de 1929, com o intuito de criar empregos dentro da industria cultural.

Por volta de 1948 usou de forma pioneira a “Magna Tinta”.

A “magna tinta” foi inventada entre 1946 e 1949 por Leonard Bocour e Sam Golden. Trata-se de uma pintura acrílica a base de alcool mineral. É um pouco diferente da tinta acrílica moderna , pois é composta de pigmentos moídos em uma resina acrílica levada à emulsão através do uso de solventes. A tinta Magna tem mais brilho do que a maioria das tintas acrílicas modernas, um acabamento mais brilhante. Além de Louis, Barnett Newman e Roy Lichtenstein também usaram a “magna tinta” em suas obras.

Morris e suas influências

PollockClaramente é um artista que parte do expressionismo abstrato. Tal qual Pollock aplicava a tinta com a tela no chão e sem chassis.

Mas ele mesmo reconhece, que se impressionou muito com as pinturas de manchas de Helen Frankenthaler.

Em 1953, Louis e Noland visitaram o estúdio de Helen Frankenthaler em Nova York, onde viram e ficaram muito impressionados com suas pinturas a manchas, especialmente Mountains and Sea (1952).
Helen Frankenthaler

Pinturas de véus

A partir de 1954 e pensando nas pinturas de manchas de Frankenthaler produziu uma série conhecida como “Os véus”, onde a cor é “jogada” sobre a tela sem preparar, sendo que a tinta é bastante diluída. O diferencial é que ele recobria a tela com diversas camadas. E ainda, misturava a tinta acrílica com cera de abelha e a diluía com terebintina.

Morris Louis - arte americana

Onde se encaixa – Louis Morris

Sua obra se relaciona com a “Escola de cor de Washington” (Washington Color School). E com a chamada pintura de campos de cor (“color field”).
Morris Louis - arte americana
Morris Louis - arte americana

Por fim, está considerado como precursor do minimalismo.

Morreu com apenas 49 anos, vítima de um câncer de pulmão, provavelmente causado pelos vapores de pintura, aos quais esteve exposto por muitos anos.

Site Oficial: https://morrislouis.org