Construtivismo e o desenho gráfico
O construtivismo russo esteve diretamente ligado à estrutura do poder e criou a identidade visual do comunismo.
Os artistas desenvolveram um estilo gráfico potente, capaz de transmitir a nova política do governo, para uma população que era em grande parte analfabeta.
Uma das características principais de seu estilo foi a manipulação da tipografia que passa de ser acessória a integrar a imagem. Já não se pensa em elementos separados: imagem e texto, tudo é uma coisa só. Isso que hoje parece evidente, naquele momento era uma baita inovação dentro do marketing.
Rodchenko e a primeira agência de publicidade soviética
E para criar essa identidade, Rodchenko junto ao poeta, Vladímir Mayakovski criaram a primeira agência de publicidade, a “Mayakovski-Ródchenko Advertising-Constructor”.
Além dos dois fundadores também foram figuras centrais: Varvara Stepanova; El Lissitzky e os hermanos Stenberg.
O cartaz mais famoso de Rodchenko
Entre 1923 e 1925 produziram mais de 150 desenhos e peças publicitárias, sendo uma das mais famosas, esse cartaz de Rodchenko: “Livros”. Uma encomenda da “Imprensa Estatal de Leningrado, cujas siglas são: Lengiz ленгиз . Essa sigla aparece sobre e debaixo da mulher que grita.
E o que ela grita?
As letras em vermelho – “LIVROS” e depois em branco: “de todos os ramos do conhecimento”.
Para quê grita isso? A mulher leva um lenço na cabeça típico da classe trabalhadora russa. Portanto, estaria motivando seus compatriotas a lerem mais, a cultivarem suas mentes!
Quem é a mulher do cartaz mais famoso de Rodchenko
Lilya Brik, escritora, cineasta e musa da vanguarda russa. Ela era casada com o editor Ósip Brik e amante do poeta Vladimir Mayakovski.
A foto foi realizada por Rodhenko, que além de artista plástico e gráfico, também era um baita fotógrafo.