Amedeo Modigliani (1884 – 1920) pintou esse retrato em 1936, em Paris. Nele vemos seu amigo, o escultor russo – Léon Indenbaum (1890 – 1981).
Atualmente, essa tela se encontra no Princeton University Art Museum, dentro da Pearlman Collection.
No site da coleção, podemos saber mais sobre sua história. O que mais me chamou atenção, foi o fato de que Modigliani reutilizou uma tela pintada com uma natureza-morta que se encontrava no ateliê de Indenbaum para realizar o retrato.
Os dois se conheceram em Montparnasse. Ambos trabalharam na “Cité Falguière”, na verdade uma rua sem saída, com a entrada pela Rue Falguière, que acolheu ateliês de diversos artistas entre o final do século 19 e começo do século 20. Passaram por lá, além de Modigliani e Indenbaum, Gauguin, Soutine, Brancusi, Tsugouharu Foujita, entre outros.
Atualmente, apenas duas daquelas “casas-estúdios” sobreviveram, as de número 9 e 11.
Uma noite, Modigliani, ainda bastante bêbado, viu Indenbaum, em um café e disse que gostaria de pintar seu retrato, se Indenbaum fornecesse uma tela e um cavalete para trabalhar.
Na manhã seguinte, às 9:00 horas, Modigliani chegou arrumado e pronto para trabalhar. Indenbaum tinha várias telas de pinturas de artistas contemporâneos em seu ateliê. Elas haviam sido devolvidas, não vendidas e não reclamadas, de uma venda para um fundo de caridade.
Depois de recusar várias dessas telas por achar que as pinturas eram boas demais para estragar, Modigliani encontrou uma natureza-morta que ele pensou que poderia ser sacrificada, então raspou a tinta pesada e começou.
Após três sessões matinais de cerca de quatro horas cada, o retrato foi terminado e apresentado a Indenbaum. Olhando com atenção, vemos a mesa e a garrafa que faziam parte da natureza-morta original.
Várias semanas depois, Indenbaum, com pouco dinheiro, vendeu seu retrato por quarenta francos (oito dólares). Quando ele finalmente explicou a Modigliani que foi forçado a vendê-lo, Modigliani disse: “Tudo bem, farei de novo.” No entanto, isso nunca aconteceu.
Curiosidade: Indenbaum também foi retratado por Diego Rivera, o muralista mexicano e marido de Frida Kahlo.
Dimensões: 54.6 x 45.7 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: modernismo
Para consultar: https://www.pearlmancollection.org/artwork/leon-indenbaum/