O Tríptico Portinari foi uma encomenda de Tommaso Portinari a Hugo van der Goes (1440 – 1482).
No momento em que pediu a van der Goes que realizasse o tríptico, Tommaso vivia em Bruges e trabalhava para o Banco dos Medici.
Ele queria um quadro para colocar no altar de uma espécie de igreja familiar do hospital de Santa Maria Nuova em Florença. Então ele já sabia que esse quadro enorme, que aberto mede 2,74 por 6,52 metros ia cruzar a Europa.
O tríptico nos mostra a adoração de Cristo pelos pastores de Belém. E como era tradicional na época, vemos alguns membros da Família Portinari nas laterais juntos aos seus santos patronos.
Van der Goes finalizou a obra em 1478. E sua chegada em Florença aconteceu no dia 28 de maio de 1483. Foi em barco, que tocou terra em Sicília e depois em Pisa, onde o quadro seguiu viagem pelo rio até chegar em Florença.
Foi uma das primeiras telas flamengas que chegou na cidade e o realismo dos pintores do norte, bem como o perfeito uso da técnica do óleo, fascinou os artistas locais. Essa técnica havia sido recentemente criada no norte da Europa.
Domenico Ghirlandaio se inspirou claramente no grupo de pastores quando pintou sua adoração para a Capela Sassetti na Basílica de Santa Trinità em Florença.
Mas outros artistas estudaram a obra, como Filippino Lippi, Sandro Botticelli e Leonardo da Vinci.
Ao fechar o tríptico vemos outro episódio bíblico, a anunciação.
Data: c. 1478
Técnica: óleo sobre tela
Tamanho: 274 x 652 cm (tríptico aberto)
Lugar: Galeria degli Uffizi
Movimento: Gótico Flamengo (para alguns estudiosos, já é Primeiro Renascimento do Norte)