Guias Arte 365

Vincent van Gogh

Van Gogh começou a pintar com 27 anos e desenvolveu sua carreira artística entre 1881 e 1990, portanto durante 9 anos. Mesmo assim produziu mais de 900 pinturas a óleo e aproximadamente 1.000 desenhos.

Seu apoio

O irmão quatros anos mais jovem, Theo, foi seu apoio financeiro, espiritual e profissional. E por essas coincidências do destino, morreu meses depois do irmão, vítima de uma doença venérea. Vicent faleceu dia 29 de julho de 1890. Theo dia 25 de janeiro de 1891. Os irmãos se encontram enterrados lado a lado em Auvers-sur-Oise, cidade bem próxima a Paris.

Os amores

Perseguiu o amor, ser amado, mas quase todas suas relações amorosas foram tormentosas.

1. primeiro se apaixonou por sua prima Kee Vos-Stricker. Uma jovem viúva com um filho de oito anos que rejeitou seu pedido de casamento. A insistência de Vincent causou mal estar na família.

2. em 1882 conheceu em Haia a Clasina Maria Hoornik, que exercia a prostituição. Ela tinha uma filha de 5 anos e estava grávida. Tinha sentimentos encontrados por ela, talvez porque sua família era contra a relação e porque querendo ou não, era filho de um pastor e portanto, carregava seus próprios preconceitos. Desfrutou de momentos felizes durante os 2 anos que esteve com ela, mas por insistência de Theo a deixa para ir a Drenthe.

3. entre 1884 e 1885 namorou a filha da vizinha de seus pais em Nuenen, Margaretha “Margot” Begemann. Os boatos das irmãs mais jovens de Margot, bem como sua instabilidade emocional levaram ao fim do relacionamento.

4. já em Paris se apaixonou pela proprietária, alguns dizem que eram apenas a gerente, do Café Le Tambourin, a italiana Agostina Segatori. Ele realizou uma exposição no café em julho de 1888 e segundo o próprio artista foi um fracasso. Mas não passou em branco, porque sua forma de pintar impactou a Emile Bernard e Louis Anquetin.Ao parecer, terminaram de mútuo acordo o romance.

Van Gogh no Top100Arte

Van Gogh no Guia (gratuito) do Museu D´Orsay

Influências diretas

Artistas: Ensor, Munch, Nolde, Willem de Kooning, Baselitz, Kiefer, Penck.

Movimentos: Expressionismo, tachismo francês, neoexpressionismo.

Grupos: A Ponte, O Cavaleiro Azul, Cobra.